Tratamento de TDAH


Anteriormente, o tratamento do TDAH tinha como prioridade apenas o controle dos sintomas. Hoje, conhecendo como o transtorno pode afetar diferentes áreas da vida do paciente (social, emocional, acadêmico e ocupacional), tem-se como prioridade uma abordagem terapêutica colaborativa e multidisciplinar, incluindo médicos psiquiatras, psicólogos e pedagogos.1 Estudos mostram que intervenções psicossociais atreladas às intervenções medicamentosas melhoram não só os sintomas da doença, como a qualidade de vida como um todo.

Intervenções psicológicas para TDAH incluem uma variedade de abordagens cognitivas e comportamentais, incluindo terapia cognitivo-comportamental para TDAH, intervenções comportamentais, treinamento dos pais, treinamento cognitivo e treinamento de habilidades sociais. Já a abordagem medicamentosa inclui tratamento com medicamentos psicoestimulantes, que podem ser de curta ou longa ação.1,2

O primeiro passo é se educar e educar sua família e amigos a respeito da doença, desmistificar crenças e acabar com os estigmas associados.3,4 Confira na seção “Mitos e Verdades” alguns fatos interessantes sobre o TDAH.

Realizar intervenções práticas em casa, no ambiente escolar e de trabalho podem diminuir os impactos dos sintomas.4 Na sessão “A Vida com TDAH” e “Materiais de Apoio” trazemos algumas dicas e ideias que podem ajudar.

Converse com seu médico para alinhar a melhor estratégia terapêutica para o seu caso.